Bilinguismo: Montreal em Inglês e Francês!

Sim! Montreal é uma cidade bilíngue!

Se você estiver em Montreal com certeza ouvirá o famoso cumprimento: Bonjour, hello! E sua resposta a esta saudação é que ditará o desenrolar da conversa. Sim, em Montreal o bilinguismo é um fato!

No cotidiano você encontrará os dois idiomas, como por exemplo:

  • nas placas de trânsito;
  • no call center com opção de atendimento Inglês/Francês;
  • no menu do restaurante;
  • na descrição de produtos;
  • nos sites com tradução para as duas línguas;
  • nas conversas do dia a dia com uso do code-switching;
  • em panfletos com um lado em Inglês e outro lado em Francês.

Esse bilinguismo é o que torna Montreal uma cidade tão confortável e atraente para aqueles que desejam aprender ou aperfeiçoar uma língua.

O "Montréalais" fará questão de te deixar confortável no idioma que te deixa mais seguro. Com certeza você não passará sufoco!

Estudar no Canadá

 

 

 

Um pouco de informação - Dados oficiais:

Montreal é a maior cidade da província canadense de Québec e a maior cidade bilíngue do Canadá, ou seja, onde a população fala tranquilamente as duas línguas oficiais do país, o francês e o inglês.

Estudar no Canadá

Os dados do infográfico acima servem para dar uma visão do bilinguismo em Montreal, uma realidade fundamental e que hoje é um diferencial no mundo globalizado em que vivemos.

Você que está aí no Brasil pensando em estudar ou aprimorar seu idioma, consegue ver a oportunidade e a experiência única que a escolha de Montreal pode lhe trazer? Sabe quais são as opções disponíveis para o seu perfil?

Ou você que pensa em morar em outro país ou mesmo imigrar com a família, já imaginou o que você pode oferecer a seus filhos ao introduzi-los nesta realidade bilíngue? Dados mostram que crianças e adolescentes têm maior facilidade de aprendizado pois o cérebro deles funciona de forma diferente, ou seja, ser bilíngue é bom para a saúde mental e para vida!

Em Montreal todo mundo aprende Francês e Inglês na escola?

Sim. Se for uma escola francófona, ela terá o inglês como língua estrangeira e os demais conteúdos na língua francesa e vice-versa.

Uma característica muito peculiar nas escolas de Montreal é a comunicação dos alunos fora da sala de aula que ocorre em inglês para facilitar a interação com os alunos estrangeiros.

Quer saber a melhor opção para você estudar em Montreal? Abaixo listamos as opções de estudo que você pode encontrar aqui.

Cursos de idiomas: Base fundamental para sua vida no Canadá!

Independente de suas intenções, mais cedo ou mais tarde você terá que dominar um dos dois idiomas oficiais do país.

E neste sentido, a oportunidade de estudar ou aperfeiçoar um idioma em Montreal é única. Estudar em tempo integral lhe garante fluência em menos tempo.

Com o visto de turismo você pode permanecer no país por até 6 meses. O que te dá a oportunidade de fazer 3 meses de um curso de Inglês e depois mais 3 meses de um curso de Francês, por exemplo.Isso só Montreal pode te oferecer!

Você sabia os próprios canadenses de outras províncias anglófonas costumam escolher Montreal para estudar Francês? Eles se sentem confortáveis em poder se expressar em Inglês e ainda conseguir a imersão no Francês. Além do que a cidade de Montreal foi reconhecida como o melhor destino para estudantes segundo a Qs Best Students Cities.

Não se espante se você encontrar um aluno canadense do seu lado no curso de idioma! Ser bilíngue é um "plus” na carreira profissional de qualquer um, seja no Brasil ou no Canadá. Com a vantagem que nós brasileiros saímos trilíngues!

Escolas Primárias e Secundárias (High School): Jovens cidadãos do mundo!

Em Montreal existem escolas primárias e secundárias anglófonas e francófonas. A maior parte do conteúdo é lecionado em uma das duas línguas oficiais, conforme a língua da escola, porém uma parte do programa também é ministrado ou em inglês ou em francês.

Exemplo: Numa escola anglófona, como por exemplo, a Royal Vale School, os pais têm a opção de escolher programas com 70% em inglês e 30% em francês, ou mesmo metade em Inglês e metade em Francês.

Nas escolas francófonas, não é diferente, você também possui conteúdos lecionados nas duas línguas, porém com proporções diferentes.

Verifique as possibilidades com a sua escola

College / Cegep em Montreal: Acesso rápido ao mercado de trabalho!

Seja para um curso técnico profissionalizante ou para um simples preparatório para a universidade, os colleges e cegeps oferecem uma gama de diplomas ou certificados para você. E o melhor de tudo: em Montreal você pode escolher em que idioma estudar.

A maioria dos estudantes internacionais costuma escolher os cursos profissionalizantes por conta da duração, a partir de 1 ano. E por serem mais práticos, onde você coloca a mão na massa literalmente. Outro fator relevante para a escolha destes cursos é que em muitos deles, o estágio faz parte da formação, o que lhe oferece uma parte importante no mercado de trabalho, já que o Canadá valoriza os profissionais que aliam conhecimento técnico com o prático.

Para alguns cursos um teste de proficiência é exigido antes de começar e em outros uma prova avaliativa de conhecimentos linguísticos é necessária no final do curso para obtenção do diploma. Isso varia de acordo com a instituição e com o tipo de programa. Por exemplo: a exigência do conhecimento de idioma será maior para um curso de enfermagem do que para um curso de informática.

Ficou confuso? Quer saber mais sobre o sistema de ensino de Québec? Nós da Planet temos um outro artigo explicando cada um dos níveis de ensino do Québec.

Como são as Faculdades e Universidades de Montreal: Excelência e foco na carreira em longo prazo!

Para quem deseja seguir a carreira acadêmica ou partir para pesquisa científica a melhor opção é escolher realizar o curso numa universidade. O diploma canadense é reconhecido e valorizado no mundo inteiro. Você sabia que estudantes dos Estados Unidos e outros países costumam concluir ou aperfeiçoar sua formação, aqui, no Canadá?

Dentre os diplomas que podem ser adquiridos, podemos citar:

  • Bacharelado
  • MBA
  • Certificados (cursos de 1 ano. Equivalem a pós no Brasil)
  • DESS (Diploma de Estudos Superiores Especiais, duram em média 2 anos)
  • Mestrado
  • Doutorado
  • Pós-Doutorado

Assim como em todo nível de estudo em Montreal, as universidades também são divididas em anglófonas e francófonas e você pode escolher seguir sua carreira em Inglês ou em Francês. A escolha é sua!

E mais, se você pretende imigrar depois de terminar seu curso, vários deles são elegíveis ao PEQ - Programa de Experiência do Québec.

Para ser aceito em uma das Universidades de Montreal, você também precisará de um teste de proficiência como por exemplo o TFI ou o IELTS. Assim como nos colleges, a pontuação mínima será de acordo com o curso escolhido.

Então por que perder tempo? Torne-se bilíngue! Montreal e nós da Planet Interchange te esperamos de braços abertos.

Seja diferente! Torne-se especial!

A Planet pode esclarecer todas as suas dúvidas e lhe ajudar na preparação de toda documentação, como:

  • Pesquisa
  • Matrícula
  • Cursos
  • Tradução de documentos
  • Obtenção de vistos de estudo e trabalho para família toda
  • Seguro saúde
  • Imigração
  • Atendimento no Canadá

Entre em contato conosco pelo formulário abaixo:

Continue também acompanhando nossos conteúdos exclusivos, assine nossa newsletter:

Inscreva-se já!

Ou cadastre-se em nossas redes socias e fique sempre por dentro também de nossas promoções.

Facebook   Instagram    Youtube