Como morar em Montreal estudando? 5 maneiras diferentes

Escrito por Lucas Alenquer.

Conheça os cursos que te permitem viver ou até imigrar para Montreal

Sabemos que escolher um destino para estudar em Montreal talvez não seja tão fácil quanto parece.

Hoje falaremos para você que tem como ideia o Canadá! Você saberá como morar em Montreal pode agregar experiência em sua vida e carreira profissional.

Quero morar em Montreal para estudar, por onde devo começar?

Por isso, hoje trataremos de um dos assuntos mais procurados: a carreira estudantil na cidade mais cosmopolita do Quebec.

Para você que nunca pensou morar em Montreal, prepare-se para uma possível mudança de planos depois de conhecê-la. Realmente encantadora e diferente em diversos aspectos, agrada aos mais diferentes tipos de pessoas com sua diversidade musical, cultural e geográfica.


This photo of Montreal is courtesy of TripAdvisor

Com certeza todas as dúvidas em relação a estudar no exterior vem acompanhadas de medos e inseguranças. Aqui mostraremos como morar em Montreal pode fazer todos esses medos tornarem-se parte de uma experiência única!

Uma cidade totalmente receptiva e aberta ao contato com as mais diversas culturas, etnias e costumes, Montreal é uma das cidades com o maior número de turistas e imigrantes do país.

5 maneiras para morar em Montreal estudando

Aqui seguem algumas dicas para você que não conhece como funcionam os estudos em Montreal:

1 - Intercâmbio de Idioma

Muitos estudantes embarcam em seu primeiro intercâmbio em busca de aprimorar seu conhecimento em outro idioma ou até mesmo ter seu primeiro contato com a língua.

Se você se encaixa nesse perfil, morar em Montreal trará para você uma magnífica experiência e contato com outro idioma e outras culturas.

Por ser uma cidade totalmente bilingue, além do inglês, Montreal recebe a cada dia mais estudantes da língua francesa; além disso conta com diversas escolas, atendendo todos os públicos.

College

Os famosos "colleges" são ideais para pessoas que buscam uma especialização ou um curso de duração inferior a universidade.

Basicamente divididos em 3 programas: AEC, DEC e DEP, os colleges podem contribuir também com aqueles que pretendem morar em Montreal por um período mais longo, mas também quem pensa em imigrar para o Canadá pela província do Quebéc

Qual a diferença entre os programas?

2 - AEC (Atestação de Estudos Colegiais)

É um programa de estudos colegiais de curta duração, que tem como alvo o público adulto que procura colocação no mercado de trabalho. Dependendo do curso, habilita o estudante a pedir uma permissão de trabalho após o término do curso. Não é elegível para imigração.

3 - DEC ou DCS - (Diploma de Estudos Colegiais ou Diploma of College Studies)

É um programa de estudos colegiais que oferece capacitação profissional como tecnólogo e permite aplicar para a imigração do Quebec

4 - DEP ou DVS - (Diploma de Estudos Profissionais ou Diploma of Vocacional Studies)

É um programa de especialização em sua área de formação, com duração inferior a universidade. Esse curso permite ao aluno a obtenção de diploma reconhecido no Quebéc. O DEP também faz parte do programa de imigração e pode auxiliar aqueles que pretendem morar no Canadá, especificamente na província do Quebéc (neste caso os DEPs deverão ter no mínimo 1800 horas de carga horária total).

5 - Universidade

Para você que pensa em cursar uma universidade fora do país, Montreal está repleta de opções para todos os gostos.

A única desvantagem de cursar um curso superior sem ser Residente Permanente (imigrante) é que os preços dos cursos acabam sendo bem mais caros.

Abaixo deixamos algumas opções para você que sonha com a graduação canadense:

MC Gill University: http://www.mcgill.ca

Concordia University: http://www.concordia.ca

Universidade de Montreal: http://www.umontreal.ca/

Universidade do Quebéc: http://www.uqam.ca/

Além dos cursos regulares, as universidades contam também com cursos de pós graduação e MBA!

**Lembrando que a comprovação do idioma é obrigatória por meio de exames de proficiência reconhecidos pela universidade.

E agora, Que tipo de programa devo escolher?

Você com certeza encontrará uma escola que te agrade e que esteja de acordo com o que seu bolso pode investir.

Nós da Planet Interchange temos diversas opções para fazer do seu intercâmbio ou curso em Montreal uma experiência inesquecível!!

Contate-nos e tire mais dúvidas sobre os cursos e escolas, ou comece a fazer uma simulação de programas e cursos