Programa Trabalhador Qualificado – Critérios de Avaliação: Oferta de Emprego

Oferta de Emprego


Existem muitos casos onde os trabalhadores qualificados recebem uma oferta de emprego quando estão residindo temporariamente no Quebec, mas também existem casos onde os aplicantes recebem uma oferta de emprego ainda residindo no seu país de origem. Desta maneira, como o programa de imigração de categoria econômica visa convidar para a imigração os trabalhadores qualificados, o MIDI (Ministério de Imigração, Diversidade e Inclusão) atribui pontos adicionais para aqueles aplicantes e cônjuges que possuírem uma oferta de emprego válida.

Este critério tem como objetivo valorizar os candidatos que possuem uma oferta de emprego de uma empresa do Quebec atribuindo uma pontuação maior para aquelas ofertas de empresas de uma região diferente da metropolitana de Montreal (composta por: Montreal, Laval e Longueuil). A pontuação relacionada a oferta de emprego válida é atribuída tanto para o aplicante principal ou para o cônjuge que irá acompanha-lo. Além da pontuação adicional, este critério também prioriza o tratamento do dossiê destes aplicantes que será feito mais rapidamente que os outros candidatos do programa de imigração trabalhador qualificado.

O que é uma oferta de emprego válida?

De acordo com a Lei de Imigração do Quebec que regula a seleção de cidadãos estrangeiros (Loi sur l’immigration au Québec - Règlement sur la sélection des ressortissants étrangers - RSRE conteúdo em francês) uma oferta de emprego válida é aquela oferta de trabalho feita por um empregador da província de Quebec a um trabalhador estrangeiro ou seu cônjuge que o acompanha, para um emprego permanente, de tempo integral e que satisfaz as seguintes condições:

  • O cargo deve ser de competência superior ao nível D do NOC (Classificação Nacional de Ocupação) e o trabalhador deverá possuir todas as condições e autorizações governamentais para execução da profissão no Quebec;
  • O emprego não poderá ser de nenhum grupo intermediário do NOC 441 (prestadores de cuidados infantis, familiares e de apoio de ensino);
  • A contratação deverá suprir a necessidade específica de um trabalho qualificado na província de Quebec;
  • A contratação não poderá ir contra as definições de relação de trabalho definidas pelo Código de Trabalho da província de Quebec L.R.Q., c. C-27 (conteúdo em francês);
  • O empregador deverá exercer uma atividade no Quebec há pelo menos 12 meses e deverá se comprometer, por escrito, a reservar este emprego a um cidadão estrangeiro ou seu cônjuge;
  • O empregado (que pode ser o aplicante principal ou o cônjuge) deverá se comprometer, por escrito, a ocupar este emprego durante sua admissão ao Canadá.

Como é feita a validação da oferta de emprego?

Para que uma oferta de emprego seja válida para o MIDI (Ministério de Imigração, Diversidade e de Inclusão) tanto a empresa quanto a oferta de emprego e o empregado serão analisados para verificar se a oferta é genuína e que cumpra alguns critérios definidos pelo governo da província de Quebec. Seguem alguns passos que são necessários para validação da oferta de emprego:

  • Carta de intenção de contratação do empregador aos órgãos responsáveis;
  • Provas de legalidade de registro e atividade da empresa;
  • Descrição da oferta de emprego e tarefas efetuadas;
  • Evidência dos esforços do empregador na busca de um candidato que seja cidadão ou residente permanente do Canadá;
  • Análise da oferta de emprego pelo DIEQ (Direction de l'Immigration Économique-Québec) ou pelo SIQ (Service d'Immigration du Québec);
  • Visita a empresa (caso seja a primeira demanda de validação do empregador);
  • Análise das competências do candidato pelo DIEQ ou SIQ;
  • Decisão da validação da oferta de emprego pelo agente de imigração da DIEQ.

Todas as etapas necessárias para validação de uma oferta de emprego são listadas no Guia de Processo de Imigração Guide des Procédures d’Immigration – Composante 3: Programme de Recrutement et de Sélection de Candidats à l’Immigration Économique – Chapitre 1: Le Programme Régulier de Sélection des Candidats Travailleurs Qualifiés (conteúdo em francês), disponibilizado pelo MIDI.

Missões de recrutamento

Existem algumas missões de recrutamento onde as empresas buscam por trabalhadores qualificados fora do mercado de trabalho da província de Quebec. Uma das maiores missões de recrutamento que é feita em parceria com o governo quebequense é a missão Québec na Cabeça. Acesse o site do Québec na Cabeça e verifique quando acontecerá o próximo processo de seleção e como ele funciona.

Recebeu uma oferta de emprego e quer saber se ela é válida?

Caso você tenha recebido uma proposta de emprego e não sabe se ela já foi validada pelo MIDI, entre em contato com a Planet Interchange que poderemos te ajudar com estas questões!

Fontes

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/permanent-workers/requirements-programs/index.html
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/employeurs/embaucher-permanent/index.html
http://www.midi.gouv.qc.ca/publications/fr/gpi-npi/composantes_3/gpi-3-1.pdf
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/Grille-synthese.pdf