Programa Trabalhador Qualificado – Mon Projet Québec

Mon Projet Québec


Desde janeiro de 2016 o MIDI (Ministério de Imigração, Diversidade e de Inclusão de Quebec) estabeleceu que todos os pedidos do Certificado de Seleção de Quebec (CSQ – Certificat de Sélection du Québec) através do programa de imigração trabalhador qualificado deve ser feito através do sistema chamado Mon Projet Québec (MPQ).

Antes da criação deste sistema online para submissão e gerenciamento dos CSQ’s todo o processo era feito exclusivamente pelos correios. Ou seja, toda a documentação e informações necessárias para submissão e tratamento do processo de imigração trabalhador qualificado deveriam ser enviadas somente pelos correios. Além disso, a comunicação entre o MIDI e os aplicantes era feita pelos correios e/ou por e-mail, o que muitas vezes gerava um problema de não recebimento de informações com atualização do status do dossiê. Isso gerava muita apreensão nos aplicantes sobre andamento, tratamento e situação do seu processo. Com a criação do Mon Projet Québec o MIDI busca facilitar e acelerar a análise dos documentos, melhorar a comunicação com os aplicantes e, consequentemente, reduzir o tempo de emissão do CSQ daqueles aplicantes que atenderem os requisitos.

Como funciona o Mon Projet Québec?

Todos que desejarem participar do programa de imigração trabalhador qualificado de Quebec deverá, primeiramente, criar uma conta no Mon Projet Québec. Para criar a conta no MPQ clique aqui (conteúdo em inglês e francês). Após criar a conta os aplicantes deverão preencher todas as informações referentes a sua aplicação, como: informações pessoais, formação escolar, experiência profissional, testes de proficiência, etc.

Após preenchimento de todas as informações na conta do MPQ os aplicantes deverão acompanhar os períodos onde o MIDI disponibilizará as vagas para o programa trabalhador qualificado (clique aqui para ver os períodos e quantidade de vagas disponibilizados pelo MIDI – conteúdo em inglês e francês). Uma informação importante é que se os aplicantes já tiverem uma oferta de emprego válida (leia mais sobre oferta de emprego válida clicando aqui) ou forem residentes temporário da província de Quebec e tiverem autorização para entrar com o pedido do CSQ, estes poderão submeter a sua aplicação no Mon Projet Québec a qualquer momento.

Durante o período de aplicação, os candidatos deverão acessar o site do MPQ no dia e hora que o MIDI informar a liberação das novas aplicações e tentar submeter a sua demanda. Caso tenha sucesso em submeter a demanda, o MPQ disponibilizará um sistema online de pagamento por cartão de crédito para que seja feita a quitação das taxas para processamento do programa de imigração trabalhador qualificado de Quebec (clique aqui para ver os valores cobrados pelo MIDI – conteúdo em inglês e francês). Os aplicantes também podem fazer o pagamento por outros meios de pagamento conforme informado no link anterior.

Após a confirmação de pagamento o MIDI irá efetuar a abertura do dossiê e enviar uma lista de documentos que os aplicantes deverão enviar pelos correios para análise e tratamento. Vale ressaltar que o MIDI estabelece um prazo máximo para recebimento dos documentos pelos correios. Fique atento para não perder este prazo! Caso o dossiê esteja de acordo com todos os requisitos estabelecidos para o programa de imigração trabalhador qualificado o MIDI irá disponibilizar o CSQ dos aplicantes.

Onde encontro mais informações sobre Mon Projet Québec?

O MIDI disponibiliza uma página com perguntas e respostas sobre o MPQ que pode ser acessado clicando aqui (conteúdo em inglês e francês). Esta página contém todas as informações necessárias para compreender o funcionamento do MPQ bem como outras informações técnicas.

O MIDI também disponibiliza um documento para auxiliar na criação da conta do MPQ versão em inglês e versão em francês e um documento como guia para preenchimento das informações e submissão da demanda versão em inglês e versão em francês. Para acessar estes documentos é preciso ter uma conta criada no MPQ.

Quer saber mais sobre o MPQ? Conte com a Planet Interchange!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o que é o Mon Projet Québec ou precisa de apoio para criação da conta e preenchimento das informações entre em contato conosco para que possamos te ajudar!

Fontes

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/permanent-workers/immigration-application.html
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/informations/mon-projet-quebec/faq.html